Shadows Fall: crítica de ‘Fire From the Sky’ (2012)



Nota: 8


Sétimo álbum do Shadows Fall, Fire From the Sky traz a banda norte-americana de volta depois de um longo silêncio - o último trabalho do grupo, Retribution, saiu em setembro de 2009. Produzido por Adam Dutkiewicz, guitarrista do Killswitch Engage, o disco traz o quinteto formado por Brian Fair (vocal), Matt Bachand (guitarra e vocal), Jonathan Donais (guitarra), Paul Romanko (baixo) e Jason Bittner (bateria) em grande forma.


O som cristalino deixa ainda mais evidentes as qualidades do Shadows Fall. O trabalho de guitarras é estupendo, com bases pesadas e melodias onipresentes. Isso dá ao som uma cara amigável que contrasta com a agressividade natural do grupo. A bela voz de Bachand, responsável pelos vocais limpos, é o elemento que faz com que, por mais extremos que alguns trechos possam soar, essa sonoridade radical convive, em todos os momentos, lado a lado com melodias e linhas vocais sempre agradáveis. É o metalcore provando que ainda pode soar relevante.


Paul Romanko e Jason Bittner formam uma das melhores seções rítmicas do metal atual, e comprovam isso com um trabalho estupendo em Fire From the Sky. Enquanto o baterista mostra uma inventividade surpreendente, o baixista passeia pelos mais diversos caminhos, criando linhas que teimam em fugir do lugar comum.


A banda acerta em cheio em faixas como “The Unknown”, “Nothing Remains”, “Lost Within” e “Fire From the Sky”, onde mostra uma intensidade inspiradora. Com uma sonoridade sofisticada onde o peso e a melodia se complementam, o Shadows Fall leva o metalcore ao encontro do clássico som de Gotemburgo, principalmente daquele presente nos álbuns lançados pelo In Flames no início da carreira. Ouça “Save Your Soul” e “Blind Faith” e comprove isso facilmente. E, quando não faz isso, continua a fazer o que sempre mostrou em sua carreira, flertando descaradamente com o thrash metal em faixas como “The Wasteland”, por exemplo. 

Fire From the Sky reafirma o porque do Shadows Fall ser considerada uma das melhores bandas norte-americanas. Se depender do novo álbum, esse status só crescerá nos próximos anos.




Faixas:
  1. The Unknown
  2. Divide and Conquer
  3. Weight of the World
  4. Nothing Remains
  5. Fire From the Sky
  6. Save Your Soul
  7. Blind Faith
  8. Lost Within
  9. Walk the Edge
  10. The Wasteland

Comentários